Programação Gente Arteira em Setembro na Caixa Cultural

O Programa Educativo Gente Arteira é um projeto de arte-educação que desenvolve ações  de  acolhimento,  mediação,  dinâmicas  e  oficinas  relacionadas  aos  eventos  da  CAIXA CULTURAL. Em Salvador, o programa atende mais de 40 instituições por mês, entre escolas públicas, municipais e estaduais, ONGs, grupos organizados e integrantes da sociedade civil,  o  que  resulta  em  um  público  médio  mensal  de  1400  pessoas.

O  público  alvo  consiste em alunos de escolas municipais e estaduais, na faixa etária de 7 a 18 anos, além do público da terceira idade. A equipe de atendimento é composta por arte-educadores e mediadores que compartilham, junto com os visitantes, suas percepções sobre os trabalhos expostos, de forma dinâmica e interativa. Também faz parte das ações um material de orientação voltado para os educadores, para garantir melhor aproveitamento pedagógico das visitas.

Jardinagem na Caixa
A atividade ajudará as crianças a estimular o cuidado e o contato com a natureza. Elas aprenderão a brotar sementes, plantar hortaliças e a cuidar da terra, além de desenvolverem uma consciência social e ambiental. Através de atividades didáticas, as facilitadoras irão desenvolver junto com as crianças o tema do cuidado, através de desenhos, conversas, plantio e muita diversão. Os participantes das oficinas também irão levar para casa uma muda, plantada pela própria criança, visando dar continuidade a esse processo de aprendizagem.

Facilitadoras: Alana Silveira e Maria Garcia
Dias: 03, 10, 17 e 24/09
Horário: das 10h às 11h30
Classificação: Crianças de 6 a 12 anos
Vagas:12
Inscrições: Feitas com 1h de antecedência de cada oficina

Teatro de Sombras e Miniaturas
Oficina com referência ao estilo estético de animação do Pré-cinema. Destinada ao público que tenha interesse em teatro de formas animadas, Teatro Lambe-lambe e na vivência dos processos de manipulação direta, projeção e movimentação de silhuetas.

Facilitadora: Naara Nako
Dias: 15 e 16/09
Horário: 13h às 17h
Classificação: 14 anos
Vagas: 20
A inscrição será feita no sábado anterior da oficina, a partir das 9h.

Mandalas em Vinis
As Mandalas representam “círculos mágicos”, que concentram energias e simbolizam integração e harmonia. A oficina estimula a criação de formas e símbolos sobre discos de vinis, que ganham uma nova vida e utilidade. O ato de criar mandalas trabalha a concentração, percepção de cores, sensibilidade visual, coordenação motora e espiritualidade.

Facilitadora: Juliana Pina
Turma 1: Dia 20, das 13h às 17h
Turma 2: Dia 27, das 13h às 17h
Classificação: 14 anos
Vagas: 12
A inscrição será feita no sábado anterior da oficina, a partir das 9h.

Direção Teatral
A oficina mostrará ensinará básicas de direção teatral, a partir de exercícios práticos e explanação teórica acerca dos elementos e rotinas que compõem uma montagem de espetáculo, desde a escolha do texto até a estreia.

Facilitador: João Lima
Dias: 22, 23 e 24/09
Horário: 9h30 às 13h30
Classificação: 16 anos
Vagas: 20
A inscrição será feita no sábado anterior da oficina, a partir das 9h.

Oficina de Stêncil
A oficina tem o objetivo de explorar o uso do stêncil como manifestação da arte contemporânea e de livre expressão da arte nos espaços urbanos. O stêncil é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens ou padrões gráficos, e consiste em fazer um desenho, recortá-lo e utilizar o molde para reproduzir o desenho em diferentes superfícies, inúmeras vezes.

Facilitadora: Taís Ribeiro
Dias: 22 e 23/09
Horário: 14h às 18h
Classificação: 16 anos
Vagas: 20
A inscrição será feita no sábado anterior da oficina, a partir das 9h.

Ilustração e Ancestralidade
A oficina propõe de forma prática a busca e o exercício da mente criativa no ensino de técnicas de desenho e pintura sobre papel, onde o participante aprenderá a desenvolver soluções para problemas corriqueiros dentro do mercado de trabalho, como demandas excessivas, prazos apertados, briefings mal desenvolvidos, dentre outros.

Facilitador: Rodolfo Carvalho
Dias: 28, 29 e 30/09
Horário: 9h às 13h
Classificação: 14 anos
Vagas: 20
A inscrição será feita no sábado anterior da oficina, a partir das 9h.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *